top of page

2020: Balanço dos Últimos 12 Meses

O ano que passou foi um dos mais difíceis que já enfrentei - e tenho certeza, não foi só comigo. Muitas mudanças de comportamento, na carreira e na vida.


Caso é que, entre as crises e as vitórias dos últimos 12 meses, pude aprender algumas coisas que acredito valer a pena compartilhar:

  1. Essa história de “trabalhe enquanto eles dormem” é pura bobagem. Trabalhe o quanto puder. E descanse. Quem fala para você se matar de trabalhar não vai estar do teu lado quando você realmente precisar. Não existe ganho em ficar doente do corpo e da alma.

  2. Ficar sozinho é terrível, horroroso, tenebroso, todos precisamos de contato e carinho de vez em quando. Mantenha contato com as pessoas que você se preocupa e ama.

  3. Seja gentil com desconhecidos. Você não sabe o que eles estão enfrentando. Educação e presteza nunca fizeram mal a ninguém e você pode mudar o dia de alguém sem nem saber.

  4. As pessoas não são eternas e são a melhor coisa que temos aqui na Terra. Elas nos proporcionam verdadeiramente o sentir. Acredito que seja isso que faça a nossa experiência aqui neste mundo valer a pena.

  5. As coisas mais importantes da vida são as conexões que fazemos: são as pessoas e os laços que criamos com elas. Laços que geram momentos, lembranças, sorrisos, lágrimas.

  6. Nós não somos apegados às coisas, nós somos apegados às sensações, mesmo que às vezes confundamos uma coisa pela outra.

  7. Dinheiro e poder são ótimos, todo mundo quer porque tornam a vida mais fácil. Mas não são a chave para a felicidade: são ferramentas que auxiliam na realização de projetos. Portanto, não paute sua vida na obtenção desses dois. Traçar planos válidos para você vai trazer muito mais realizações e satisfação. O dinheiro e eventual poder, seja lá como isso for percebido por cada um, vêm como consequência.

Eu sei que essa lista parece batida, e por isso me desculpo, porém ficar trancada quase 24h em casa muda a perspectiva de uma pessoa. Essas colocações deixam de ser papo e passam realmente a fazer sentido.


Quero começar 2021 espanando as dificuldades para longe. Assim, escrevi os 7 pontos acima. Talvez ajudem você, ou alguém, a refletir sobre seus comportamentos daqui em diante.


E aproveito para materializar aqui meu desejo por dias melhores para todos nós no ano que se inicia: para os indivíduos, para as famílias, para o povo, para o nosso país, para o mundo. Eu vou seguir trabalhando daqui para fazer a minha parte na realização desse desejo.


Hoje é dia 11/01, mas ainda dá tempo: feliz ano novo! Um ano cheio de esperança.


130 visualizações0 comentário
bottom of page