Buscar
  • Matheus Severo Fernandes

Black friday e Pandemia, sua empresa está pronta?

A Black Friday 2020 acontece dia 27 de Novembro, mas com a pandemia essa imagem provavelmente não deve se repetir fisicamente:


Fonte: https://www.dgratisdigital.com/en-portada/maldito-viernes-negro-astronauta-impertinente/


Ela vai acontecer, mas no seu site! E você está preparado para isso?


Em março deste ano as vendas online subiram 140%, o motivo é óbvio, impossibilitados de saírem de suas casas, as pessoas tiveram que se adaptar às compras virtuais. De acordo com a Nielsen (empresa especializada em pesquisa de mercado) a pandemia trouxe 45% de novos consumidores para o mercado virtual, pessoas que antes não compravam pela internet, agora tiveram que dar um salto de confiança e, advinha só, adoraram!


Em pesquisa feita pela Criteo com mais de 13 mil consumidores no mundo inteiro, 80% dos brasileiros afirma que continuarão comprando online. O que para algumas empresas é uma excelente notícia, mas é um sinal de alerta para àquelas que ainda não tiveram sua transformação digital. Essa transformação está muito longe de apenas criar uma loja virtual e um perfil nas redes sociais, como muitas empresas acreditam ser. A transformação precisa ser na cultura da empresa, na forma de pensar e fazer seu negócio. Mas isso é um papo para outro artigo!


O sucesso das vendas online também chegou nos e-commerces, que tiveram um crescimento bem expressivo nesse período (71%). Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, acredita que 2020 teremos a maior edição da Black Friday no Brasil. Segundo ele, os principais motivos são:


  • Muitas pessoas farão compras na black friday pela primeira vez, isso porque antes essas pessoas não se dirigiam às lojas físicas pelo tumulto, mas também não tinham confiança de comprar pela internet. Com a pandemia essas pessoas passaram a fazer compras online e perderam o medo.

  • As lojas estão precisando aumentar o faturamento, por isso devemos ter excelentes promoções.

  • Muita gente deve antecipar as compras de Natal, pela economia e para evitar o tumulto do comércio no mês seguinte.


Uma pesquisa feita pela Rakuten Advertising revelou que 86% dos entrevistados deve comprar pela internet entre a Black Friday e o Natal. Já pensou um aumento de 86% no seu e-commerce?


86% mais vendas, mas esse aumento também vai se refletir em outras áreas como tráfego no site e perguntas no seu suporte, você está preparado para isso?


Separamos aqui 6 dicas para você se preparar:


1- Adeque à sua realidade: Faça um balanço dos últimos meses, e programe sua black friday de acordo com a sua realidade, com seu perfil de clientes e o seu tipo de produto.


2- Estoque: Tenha estoque suficiente para suprir as demandas.


3- Transparência: Se você não puder estocar, deixe os prazos claros para o cliente antes da venda. Lembre-se, o combinado não sai caro! Talvez o consumidor prefira esperar 30 dias e pegar metade do preço. Aaaaah! E nada de burlar a black friday como muitos por aí, cliente nenhum gosta de empresas que tentam enganá-los. Não entre na lista das empresas que oferecem “tudo pela metade do dobro”! Além de ser extremamente prejudicial pra imagem da sua empresa, existem diversos sistemas que identificam essa prática, sua empresa pode ser multada e ainda entrar para a lista negativa do Procon. Então cuidado!


4- Descontos: Quanto maior o desconto, mais chamativo fica seu produto! Mas cuidado para não perder dinheiro no processo. Faça os cálculos cuidadosamente para não ter prejuízo. A melhor estratégia é ganhar no volume, por isso ter um pouco de lucro na venda de cada produto é fundamental!


5- Pacotes: Aproveite o momento para despachar produtos que estão parados a muito tempo, faça pacotes com outros mais atrativos ou com lançamentos. Vender esses produtos com lucro zero pode ser uma boa alternativa para limpar o estoque de uma vez por todas!


6- Atendimento: Garanta a qualidade e a agilidade no atendimento dos seus clientes. Para 85% dos consumidores a experiência com a marca é mais importante que o produto em si, então não deixe seu cliente esperando mais de 1 minuto no chat ou whatsapp. Os tempos de espera de e-mail podem ser um pouco maiores, mas acredite, se o cliente precisar esperar mais de 3 minutos para tirar uma dúvida, ele vai comprar em outro lugar que responde pra ele na hora!


E aí? Sua empresa está pronta para o Black Friday? Ainda dá tempo e a gente pode te ajudar com o atendimento! Você não precisa dobrar seu time de suporte para dar conta da demanda, aqui na HER.ME.S a gente absorve esse transbordo para você, sem vínculo empregatício ou carência contratual!


Durante o mês de novembro estamos com descontos especiais!!

Clique aqui para saber mais!


Quer falar com nossos especialistas? Marque um horário.


Quer melhorar seu atendimento e ter mais retorno? Alguns textos para ajudar:


5 Motivos para ter um time de Suporte


10 dicas para melhorar seu atendimento


Fidelização de Clientes, chave para o sucesso


Referências:


https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-preparar-sua-loja-virtual-para-a-black-friday-2020/


https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2020/09/22/internas_economia,1187707/e-commerce-prepare-o-seu-negocio-para-a-black-friday-e-natal-2020.shtml


https://academiadoecommerce.com/artigo/black-friday-2020-quais-sao-as-expectativas-do-mercado


https://mercadoeconsumo.com.br/2020/10/02/pesquisa-mostra-tendencias-de-consumo-para-a-black-friday-2020/


https://www.promoview.com.br/categoria/varejo/black-friday-2020-ecommerce-espera-maior-auge-de-todos-os-tempos.html



#atendimentodigital #blackfriday #suporte #vendas

5 visualizações
Hermito (1).png
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram

Soluções de atendimento que vão encantar seu cliente e promover resultados estratégicos para sua empresa.

HER.ME.S Soluções digitais